Design

Amostra (alvo)

800-1000 atletas distribuídos por cinco modalidades.

160-200 por modalidade

Anos de nascimento: 2002, 2003, 2004, 2005 (2006)

Delineamento Longitudinal-misto

4 coortes seguidas consecutivamente durante 3-4 anos com 2 anos de sobreposição

Distribuição das Idades pelas Coortes

Coortes Idades
Coorte1 11 12 13 14
Coorte2 12 13 14 15
Coorte3 13 14 15 16
Coorte4 14 15 16 17

A abordagem central de todo o edifício da avaliação dos jovens participantes no INEX é expressa pela ideia de UNIDADE NA DIVERSIDADE conforme pode ser constatado nos dois exemplos em baixo – Futebol e Basquetebol

UNIDADE

(Comum)

DOMÍNIO BIOLÓGICO

Antropometria

Composição corporal

Somatótipo

Proporcionalidade somática

Maturação biológica

Desempenho motor

PROFICIÊNCIA NO JOGO

Conhecimento declarativo – TACSIS

DOMÍNIO PSICOLÓGICO

Clima motivacional

Stress e Emoções

Coping e Regulação emocional

Perseverança

DOMÍNIO CONTEXTUAL

Suporte familiar e dos amigos

Estrutura familiar

Treinador conhecimento e competências

Infraestruturas dos clubes

DIVERSIDADE

(Futebol)

DOMÍNIO BIOLÓGICO

Potência muscular nos saltos

Velocidade de remate

Tapping pedal

HABILIDADES/PROFICIÊNCIA NO JOGO

Habilidades específicas

  – U of Queensland Football skill assessment protocol

  – SAFAAL-FOOT

Conhecimento processual

  – FUT-SAT (5×5)

Habilidades percetivo-cognitivas

  – In situ (jogos reduzidos)

  Laboratório (cenários configurados)

DIVERSIDADE

(Basquetebol)

DOMÍNIO BIOLÓGICO

Potência muscular nos saltos

HABILIDADES/PROFICIÊNCIA NO JOGO

Habilidades específicas

  – Bateria da AAHPERD 

Desempenho táticohabilidades específicas

  – GPAI

Habilidades percetivo-cognitivas

  – In situ (jogos reduzidos 1×1, 2×2, 3×3)